Reunião prepara Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Um encontro em líderes religiosos de Volta Redonda marcou a preparação para a celebração ecumênica para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 2 de maio, na Cúria Diocesana, em Volta Redonda.

O tema escolhido para o ano é “Amarás o Senhor teu Deus... e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10, 27). A celebração está agendada para o dia 18 de maio, às 15h30, na Igreja Matriz de Santa Cecília, em Volta Redonda.

Participaram da reunião o Bispo Diocesano de Barra do Piraí - Volta Redonda, Dom Luiz Henrique; o Vigário-Geral, Monsenhor Alércio de Carvalho; o Chanceler da Cúria, Padre Daniel Cezar; o Vigário Episcopal de Volta Redonda, Padre Alex Soares e o Padre Mayron Alexandre. Representando a comunidade evangélica, o presidente do Conselho de Pastores de Volta Redonda (COPEVRE), Claudio Dantas e o reverendo Marcos Paulo, vice-predidente do COPEVRE. Também estiveram na reunião, o fundador da Comunidade Coração Novo e presidente da Missão Somos Um, Izaías Carneiro e o Interlocutor da Missão Somos Um na Diocese, Eduardo Linhares.

A tradição da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

No hemisfério norte a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada entre os dias 18 e 25 de janeiro, data proposta em 1908 por Paul Watson por cobrir os dias entre as festas de São Pedro e São Paulo. Por outro lado, visto ser este o período de férias no hemisfério sul, as Igrejas habitualmente escolhem outras datas para celebrar a Semana de Oração. No Brasil, a semana acontece de 12, Ascensão do Senhor, a 19 de maio, Solenidade de Pentecostes, (de acordo com o que foi sugerido pelo movimento Fé e Constituição em 1926), que é também uma data simbólica para a unidade da Igreja.