Seminário Diocesano Santo Oscar Romero
O Seminário Diocesano Santo Oscar Romero é o espaço onde são formados os futuros sacerdotes da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. Localizado em Petrópolis, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, os seminaristas encontram neste local um ambiente propício para se preparem melhor ao ministério que almejam e uma resposta mais integral à vocação que estão discernindo, com a ajuda dos formadores e responsáveis pela formação.
História do Seminário
As atividades do Seminário em Petrópolis tiveram seu início, primeiramente, no ano de 2013, permanecendo até o final de 2014, em decorrência do desmembramento do projeto conjunto das Dioceses que estudavam e compunham o Seminário Interdiocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu.
Após essa experiência, o Seminário passou a ser localizado na cidade de Volta Redonda, sendo nela instalado até o final de 2017.
Em seguida, o Seminário voltou a ser localizado em Petrópolis, no ano de 2018 permanecendo lá até hoje.
O Seminário Diocesano Santo Oscar Romero é composto dos seminaristas que cursam Filosofia e Teologia na Universidade Católica de Petropólis.
Locais do Seminário
- 2018, 2019 e primeiro semestre de 2020
- Bairro Castelênea (Petrópolis)
- 2015 - 2017
- Bairro Jardim Caroline (Volta Redonda)
- 2013 - 2014, segundo semestre de 2020 - atualmente
- Casa do Padre Petrópolis
Reitores do Seminário
- 2022 - Atualmente
- Padre Sérgio Brandão Criado
- 2018 - 2021
- Padre Carlos Alberto Gomes da Silva Júnior
- 2016 - 2017
- Padre Samuel Camargo
- Segundo Semestre de 2015
- Padre Juarez Carvalho Sampaio
- 2013 - Primeiro Semestre de 2015
- Padre Leandro Nunes Teixeira
Santo Oscar Romero
O Patrono do Seminário Diocesano é Santo Oscar Romero. Nascido em Ciudad Barrios, San Salvador, em 1917, nosso padroeiro foi Arcebispo de San Salvador.
A escolha do nome para o Seminário se deu quando, na transferência para Volta Redonda, em meados do mês de Maio, por ocasião da beatificação de Dom Oscar Romero, o nome do Seminário foi alterado como uma forma de homenagem e como identificação de Dom Oscar como modelo de pastor numa realidade mais próxima a nós, isto é, na América Latina.
Além disso, suas virtudes de doação concreta, a ponto de dar seu próprio sangue em prol de Cristo e do Evangelho, tal como fizeram tantos mártires, traduz o ideal de vida que cada seminarista deve ter como meta.
Padres Responsáveis
O primeiro responsável pelo Seminário é o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique. Este confia na pessoa de um formador, o Reitor, no cuidado direto para a formação dos seminaristas.
Este reside em Petrópolis e acompanha o processo vocacional dos candidatos ao ministério Sacerdotal.
Nomeado em 2021, Padre Sérgio Brandão Criado, atualmente, assume essa função e responsabilidade.
Além disso, o Seminário é composto por uma equipe de diretores espirituais que auxiliam os seminaristas. Os respectivos padres são:
- Padre José Luiz Montezano
- Padre Alexandre Barbosa da Silva
- Padre Luís Claudio Santa Anna