Seminário Propedêutico Sagrada Família

seminario

O Seminário Propedêutico Sagrada Família é o local onde os candidatos assumem seu primeiro contato com a vida em comunidade, numa rotina e dinâmica de vida especial para a etapa e o primeiro distanciamento das famílias. Como diz o nome, o seminário tem a função de preparar e introduzir o seminarista para o ingresso ao Seminário Maior e, consequentemente, no curso superior. Geralmente, tal período nesta etapa da formação se dá de um a dois anos, dependendo da necessidade.

História do Seminário

O Seminário foi criado pelo Bispo Dom João Maria Messi no dia 16 de agosto do ano de 2000 na Casa Paroquial no bairro Vila Nova da antiga Área Pastoral Saudade-Vila Nova e atualmente Paróquia Santa Cruz em Barra Mansa tendo como seu primeiro Reitor o Pe. Silvio Rafael Juliano.

No ano de 2001 foi transferido para a Casa Paroquial da Paróquia Sagrada Família no bairro Itapuca em Resende. No ano de 2007 passou a funcionar na Casa Paroquial na Vila Santa Cecília na Paróquia Santa Cecília em Volta Redonda.

No ano de 2011 o Pe. Flávio Luis Alves foi escolhido como novo Reitor. No ano de 2017 o Pe. Vanderley Alves de Oliveira foi nomeado Reitor. No ano de 2018 ocorre mais uma transferência do local de funcionamento.

Desta vez o Seminário Propedêutico não está mais vinculado a uma Paróquia, mas foi transferido para o bairro Jardim Caroline na mesma cidade de Volta Redonda, onde até então funcionava o Seminário Maior Diocesano Dom Oscar Romero que agora está localizado na cidade de Petrópolis.

Também aconteceu a nomeação do Pe. Mayron José Alexandre Pereira como novo Reitor do Seminário Propedêutico.

Locais do Seminário

Endereço Atual: Rua Eval Mury Glória, 98 – Jardim Caroline/Voldac – Volta Redonda - Telefone: (24) 3346-5161

2018 - Atualmente
Bairro Jardim Caroline (Volta Redonda)
2007 - 2017
Paróquia Santa Cecília (Vila Santa Cecília - Volta Redonda)
2001 - 2006
Casa Paroquial da Paróquia Sagrada Família (Itapuca - Resende)
Casa Paroquial da Paróquia Santa Cruz(Vila Nova - Barra Mansa)

Reitores do Seminário

2022 - Atualmente
Pe. Mayron José Alexandre Pereira
2018 - 2021
Pe. Sérgio Brandão Criado
Pe. Vanderley Alves de Oliveira
2011 - 2016
Pe. Flávio Luis Alves
2000 - 2010
Pe. Silvio Rafael Juliano

Padres Responsáveis

Assim como no Seminário Maior, o primeiro responsável pelo Seminário propedêutico é o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique.

Este confia na pessoa de um formador, o Reitor, no cuidado direto para a formação dos seminaristas.

Atualmente, o Reitor reside em Volta Redonda. Nomeado em 2021, Padre Mayron José Alexandre Pereira assume essa função e responsabilidade.

Além disso, o Seminário é composto por uma equipe de diretores espirituais que auxiliam os seminaristas. Os respectivos padres são:

Padre Alcides Alves da Silva

Seminaristas

Gabriel Venâncio de Moura Alves

Aniversário: 04/01

Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Resende

Mateus de Oliveira Arantes

Aniversário: 25/08

Paróquia de origem: Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Barra Mansa

Micael Vitor Romualdo da Silva Santos

Aniversário: 15/09

Paróquia de origem: Paróquia Santa Cruz, Barra Mansa

Miguel Domingos Coutinho

Aniversário: 18/10

Paróquia de origem: Paróquia Santa Cruz, Barra Mansa

Thiago Souza de Avellar

Aniversário: 21/12

Paróquia de origem: Capelania Pessoal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Volta Redonda

Estágio Pastoral: -

Seja um amigo do seminário

Faça seu cadastro e contribua na formação de sacerdotes com uma doação de sua preferência (mínimo de R$ 5 mensais).