Sacerdotes da Diocese participam do Encontro regional dos Presbíteros

Nos dias 27 e 28 de junho, representantes do clero das Dioceses do regional Leste 1 marcaram presença no Encontro regional dos Presbíteros, na Casa Betânia, em Vassouras. Como representantes da Diocese, participaram do evento o coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral e pároco da Paróquia São Benedito, Padre Carlos Alberto Júnior e o pároco da Paróquia São João Batista, Alexandre Barbosa. Também estiveram presentes os Padres Flávio Luís e Matias Ramos, até então membros da Presidência da Comissão Regional dos Presbíteros do Leste 1 e Dom Luiz Henrique, Bispo referencial para os Padres no regional.

Nesses dois dias de encontro, os sacerdotes puderam dialogar e ter momentos de fraternidade, além de eleger a nova presidência da CRP/ Leste 1. “Este encontro tem por objetivo partilhar a caminhada dos padres que enfrentam os mesmos desafios pastorais e evangelizadores em nossa regional Leste. Com o diálogo fraterno, podemos caminhar juntos e cooperar mutuamente no enfrentamento dos desafios encontrados: evangelização e saudável comunhão presbiteral”, compartilhou Dom Luiz Henrique, Bispo referencial dos presbíteros no Leste 1.

A Comissão Regional de Presbíteros é um espaço de comunhão dos Presbíteros com os Bispos e com a Igreja, e reúne os representantes do Clero das Dioceses do Regional Leste 1 junto a Comissão Regional de Presbíteros. Para os padres foram dias de muito aprendizado e unidade. “Ao longo do encontro, os presbíteros e os dois Bispos que estiveram presentes, refletiram e partilharam sobre alguns assuntos referentes à caminhada dos padres. Entre estes assuntos, a importância de fortalecer a fraternidade presbiteral, de buscar novas formas de convivência e partilha com os irmãos presbíteros e a Pastoral Presbiteral. Enfim, foi um momento importante de encontro, de partilha, de formação e de eleição”, pontuou Padre Carlos Alberto Júnior.

O encontro foi uma convocação aos Presbíteros, representantes do Clero das Dioceses do Regional Leste 1 junto a Comissão Regional de Presbíteros, para participarem da Assembleia Geral dos Presbíteros do Regional Leste 1. Durante o evento alguns momentos destacaram-se. “As orações Comunitárias, entre elas a Liturgia das Horas e a Santa Missa, presidida por Dom Nelson Francelino, Bispo da Diocese de Valença; A Palavra motivadora do Bispo assessor, Dom Luiz Henrique; A reflexão sobre a importância da Comissão Regional de Presbíteros Leste 1 e suas atividades no compromisso com a Pastoral Presbiteral, conduzida pela Comissão Presidencial; Os encaminhamentos para a Eleição da nova Presidência da CRP/Leste 1 - 2022-2026; e por fim, a Reunião da CRP/Leste 1, com a nova Presidência e os Presbíteros representantes do Clero das Dioceses”, ponderou Padre Carlos Alberto.

Encontros de fraternidade entre os sacerdotes promove um enriquecimento dos laços. "O entrosamento e a partilha realizada com os representantes das demais Dioceses presentes, enriquece e cria laços importantes para nossa caminhada como padres de nossa Diocese", explicou Padre Alexandre Barbosa.

Os padres eleitos para a Presidência da CRP/Leste 1 para o período de 2022-2026 são:

Presidente: Padre José Rosa Afonso (Arquidiocese do Rio de Janeiro)

Vice-Presidente: Padre José Eduardo (Diocese de Itaguaí)

Primeiro Secretário: Padre Yves (Diocese de Nova Friburgo)

Segundo Secretário: Padre Sérgio (Arquidiocese do Rio de Janeiro)

Primeiro Tesoureiro: Padre Maciel (Diocese de Nova Iguaçu)

Segundo Tesoureiro: Padre Brito (Arquidiocese do Rio de Janeiro)

Conselho Fiscal: Padre Carlos Alberto Júnior (Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda), Padre Henrique (Diocese de Valença) e Padre Patrick (Diocese de Duque de Caxias).

O próximo encontro regional dos presbíteros está marcado para o mês de setembro, na Igreja Senhora Sant’Ana, em Piraí.