Rito da Primeira Profissão Religiosa acontece na Igreja Nossa Senhora da Conceição

No último domingo (16) ocorreu em Volta Redonda, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, a Santa Missa do Rito da Primeira Profissão Religiosa de Maria Julia de Silas e Verônica Adriano Jastene. As eleitas fazem parte Congregação das Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração de Maria, que tem sua sede no bairro Conforto. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique, e concelebrada pelos padres Flávio Luis, Tiago Signorini, Inácio Sérgio e Carlos Henrique Ferreira.

O Rito da Primeira Profissão Religiosa refere-se ao ato da noviça tornar público seu desejo de seguir sua vocação numa comunidade religiosa, comprometendo-se por um certo período de tempo. Por isso, os primeiros votos são chamados de votos temporários, que se repetem de tempos em tempos, até a religiosa realizar os votos perpétuos na Congregação. A Irmã Marília Polêto explicou o que é alterado com a profissão religiosa: “Na Congregação das Ursulinas o rito prevê a assunção do hábito religioso, não é um hábito com véu, mas uma saia e uma camisa. Recebem a constituição, com as orientações que guiam a vivência da fraternidade e missão e também recebem um crucifixo. A profissão é feita a cada ano. Após o quinto ano, elas podem pedir a profissão perpétua”.

A profissão além de ser uma alegria para as religiosas, é também para a Diocese, que celebra a chegada de mais duas religiosas. “Hoje estamos participando deste momento tão especial de consagração das nossas irmãs e estamos unidos a elas na oração para que sejam muito fiéis nesta vocação, tão bonita, que enriquece a nossa Igreja e que decorre justamente do batismo, consagração especial ao Senhor na pobreza, na obediência e na castidade”, pontuou Dom Luiz Henrique.

O seguimento à vocação, seja ela qual for, é dar um verdadeiro sim a Deus e seus planos, como aconselha Irmã Marília. “Não tenham medo de responder um chamado de Deus. Quando Deus nos chama, Ele nos dá a graça de responder na fidelidade. Hoje temos uma sociedade que valoriza muito o individualismo, o consumismo, o meu gosto, a minha vontade, mas toda vocação exige de nós certas renúncias. Mas uma resposta específica é fruto de um amor que supera todos os outros amores. Jovens, rapazes e moças, não tenham medo de responder a Cristo, de se deixar encontrar esse amor de Deus, que nos chama todos os dias! É uma alegria muito grande se colocar a disposição do reino”.

Sobre a Congregação

A Congregação das Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração de Maria está presente na Diocese há mais de 35 anos, sempre instalada na Comunidade Nossa Senhora da Conceição. Com o carisma: "Reviver hoje, onde estivermos, os ensinamentos e o estilo do Cristo Servo", as religiosas procuram viver como Jesus viveu, em todos os lugares que estão. Servindo, amando as pessoas com atenção particular às mulheres, sobretudo as mulheres fragilizadas, as mulheres marginalizadas. Além disso, o grupo atua como missão nas comunidades, nas visitas familiares, nas formações e acompanhamento das diversas pastorais.