Centro Diocesano de Formação Cristã acolhe curso “Inventariar o passado, preservar o futuro”

Centro Diocesano de Formação Cristã acolhe curso “Inventariar o passado, preservar o futuro”

No sábado, 16 de maio, aconteceu o curso “Inventariar o passado, preservar o futuro”, no Centro Diocesano de Formação Cristã, em Barra Mansa. O evento contou com a presença de representantes das paróquias da Diocese, de palestrantes e convidados.

Dom Luiz Henrique deu início ao curso com um momento de oração e destacou o compromisso da garantia do legado histórico e centenário da Diocese. “Nos reunimos para aprender as técnicas de inventário e conservação, mas assumimos esse compromisso: de garantir que esse legado não se perca no tempo, de proteger o que temos. É a única maneira de permitir para as futuras gerações, compreendam suas raízes, e continuem a escrever essa jornada com o mesmo vigor”, disse o Bispo Diocesano.

O Bispo referencial da Comissão de bens culturais e Liturgia do Regional Leste 1, Dom Edney Gouvêa, esteve presente no curso e falou da importância dessa iniciativa da Comissão Diocesana de Patrimônio Histórico e Cultural. “Esse cuidado denota um interesse, um desejo de fazer o que é certo. Por exemplo, restaurar não é pintar, restaurar é descobrir através das camadas que foram feitas ao longo dos anos, a camada original, onde está a história da imagem. Isso é restaurar. Agora, isso requer um conhecimento. A pessoa precisa conhecer. a gente não ama aquilo que não conhece. Quando a gente conhece, a gente se apaixona, e quem se apaixona, cuida”, finalizou Dom Edney.

Os participantes assistiram a palestras e executaram atividades práticas durante workshops sobre técnicas específicas de preservação e cuidado.

Por Maria Eduarda Nassif, sob supervisão.