Os santos Frassati e Acutis convidam a não desperdiçar a vida, mas a fazer dela uma obra-prima
O Papa
Leão XIV presidiu, no domingo, 7 de setembro, a sua primeira missa com o rito
de canonização. Foram elevados aos altares os jovens Carlo Acutis e Pier
Giorgio Frassati, agora oficialmente santos para a Igreja.
O Santo Padre surpreendeu a todos saudando os cerca de 80 mil fiéis presentes na Praça São Pedro antes do início da cerimônia: “Irmãos e irmãs, hoje é uma belíssima festa para toda a Itália, para toda a Igreja e para todo o mundo. E antes de começar, gostaria de saudá-los e dizer uma palavra, porque, se de um lado a celebração é muito solene, de outro é um dia de muita alegria”. O Papa ficou impressionado com a quantidade de jovens. “É realmente uma bênção”, afirmou.
“Nós
nos preparamos para esta celebração com a oração, com o coração aberto
desejosos de receber esta graça do Senhor, e sentimos todos no coração a mesma
coisa que Pier Giorgio e Carlo viveram: este amor por Jesus Cristo, sobretudo
na Eucaristia, mas também nos pobres, nos irmãos e irmãs. Todos vocês, todos
nós, somos chamados a ser santos.”
A
solene celebração eucarística com o rito de canonização teve início com a
“Petitio” (Petição), em que o prefeito do Dicastério das Causas dos Santos,
cardeal Marcello Semeraro, acompanhado dos postuladores, pediu ao Santo Padre
que inscrevesse os dois beatos no Álbum dos Santos. Na sequência, o cardeal
apresentou brevemente as duas biografias e foi entoada a Ladainha dos Santos.
Depois, o Pontífice leu a fórmula de canonização, estabelecendo que “em toda a
Igreja eles sejam devotamente honrados entre os santos”. Neste momento, foi
oferecido o incenso para a veneração das relíquias.
A
Santa Missa prosseguiu com a Liturgia da Palavra. Na homilia, o Papa Leão
comentou as leituras do dia, cuja mensagem principal é uma advertência a não
desperdiçar a vida fora do projeto de Deus, um convite a aderir sem hesitação à
aventura que o Senhor nos propõe, despojando-nos de nós mesmos, das coisas e
ideias às quais estamos apegados, para nos colocarmos à escuta da sua palavra.
“Muitos
jovens, ao longo dos séculos, tiveram de enfrentar esta encruzilhada na vida”,
comentou o Pontífice, citando São Francisco de Assis. E como ele, muitos
outros. “Às vezes, nós os retratamos como grandes personagens, esquecendo que
tudo começou para eles quando, ainda jovens, responderam ‘sim’ a Deus e se
entregaram totalmente a Ele, sem guardar nada para si mesmos.”
Jovens
apaixonados por Jesus
O Papa
convidou a olhar para São Pier Giorgio Frassati, um jovem do início do século
XX, e São Carlo Acutis, um adolescente dos nossos dias, “ambos apaixonados por
Jesus e prontos a dar tudo por Ele”. E discorreu brevemente sobre cada um:
“Pier
Giorgio encontrou o Senhor através da escola e dos grupos eclesiais e
testemunhou-O com a sua alegria de viver e de ser cristão na oração, na
amizade, na caridade. Ainda hoje, a vida de Pier Giorgio representa uma luz
para a espiritualidade leiga. Para ele, a fé não era uma devoção privada:
impulsionado pela força do Evangelho e pela pertença a associações eclesiais,
comprometeu-se generosamente na sociedade, deu o seu contributo à vida
política, dedicou-se com ardor ao serviço dos pobres.”
“Carlo,
por sua vez, encontrou Jesus na família, graças aos seus pais, Andrea e Antonia
– presentes aqui hoje com os dois irmãos, Francesca e Michele –, depois também
na escola, e sobretudo nos sacramentos, celebrados na comunidade paroquial.
Assim, cresceu integrando naturalmente nas suas jornadas de criança e
adolescente a oração, o desporto, o estudo e a caridade.”
Façamos
da nossa vida uma obra-prima!
Ambos,
Pier Giorgio e Carlo, cultivaram o amor a Deus e aos irmãos através de meios
simples, ao alcance de todos: a Santa Missa diária, a oração, especialmente a
Adoração Eucarística. Essencial para eles era a Confissão frequente. Ambos,
finalmente, tinham uma grande devoção pelos santos e pela Virgem Maria, e
praticavam generosamente a caridade. Quando a doença os atingiu e ceifou as
suas jovens vidas, nem mesmo isso os impediu de amar, de se oferecerem a Deus,
de bendizê-Lo e de orar por si próprios e por todos.
“Queridos, os santos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis são um convite dirigido a todos nós – especialmente aos jovens – a não desperdiçar a vida, mas a orientá-la para cima e a fazer dela uma obra-prima. Eles encorajam-nos com as suas palavras: «Não eu, mas Deus», dizia Carlo. E Pier Giorgio: «Se tiveres Deus no centro de todas as tuas ações, então chegarás até ao fim». Esta é a fórmula simples, mas vencedora, da sua santidade. E é também o testemunho que somos chamados a seguir, para saborear a vida até ao fim e ir ao encontro do Senhor na festa do Céu”, concluiu o Pontífice.
(Fotos: Vatican Media)