Papa acolhe renúncia de Dom Orani, mas pede que permaneça mais 2 anos à frente da Arquidiocese do RJ
A
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro comunicou oficialmente, nesta
quinta-feira, 7, que o Papa Leão XIV acolheu a renúncia apresentada por Dom
Orani João Tempesta, O.Cist., ao governo pastoral da Igreja Particular do Rio.
A decisão foi tomada conforme as normas do Direito Canônico, utilizando a
fórmula nunc pro tunc, que significa que a renúncia é aceita agora, mas
seus efeitos só se concretizarão futuramente.
Segundo
o comunicado, o Santo Padre determinou que o cardeal permaneça no cargo por
mais dois anos, até a nomeação e posse de seu sucessor. Nesse período, Dom
Orani seguirá conduzindo a Arquidiocese com plenos poderes e responsabilidades.
Em sua
decisão, o Papa expressou “reconhecimento e gratidão pelo serviço prestado por
Dom Orani ao longo destes anos” e pediu que ele continue guiando o povo de Deus
“com serenidade, generosidade e zelo pastoral”.
O
cardeal, que está à frente da Arquidiocese desde 2009, acolheu a decisão
pontifícia com espírito de comunhão e renovado compromisso. Em mensagem
dirigida ao clero, aos religiosos e às religiosas, bem como aos fiéis leigos,
Dom Orani convidou todos a se unirem “em oração e renovado ardor missionário”,
especialmente neste tempo em que a Arquidiocese celebra os 450 anos de sua
criação.
Confira abaixo o comunicado oficial divulgado pela assessoria de comunicação do Arcebispo do Rio de Janeiro e a Circular do Cardeal Orani Tempesta ao Clero e aos Fiéis: