Clero Diocesano se reúne para a primeira reunião geral de 2025

Clero Diocesano se reúne para a primeira reunião geral de 2025

A primeira reunião geral do Clero Diocesano aconteceu nesta sexta-feira, 14, no Centro Diocesano de Pastoral, em Arrozal, Piraí. O encontro, realizado com um espírito de união e corresponsabilidade pastoral, discutiu assuntos fundamentais para o percurso diocesano em 2025.

Dentre os principais assuntos abordados na reunião estavam o Calendário Diocesano de 2025, o Jubileu de 2025, a Peregrinação da Cruz Jubilar do Regional Leste 1, o Encontro de Casais com Cristo (ECC), o trabalho do Tribunal Eclesiástico e a 17ª Romaria da Terra e das Águas.

Dom Luiz Henrique falou sobre o primeiro encontro do Clero Diocesano. “É um momento especial de convívio, de partilha da nossa caminhada. Sempre são muito importantes esses encontros para reavivar nossa comunhão e nosso compromisso de trabalhar em conjunto na pastoral e na missão. Então, é uma alegria muito grande estar aqui, junto com os padres e os diáconos, para este encontro de fraternidade”, comentou o Bispo Diocesano.

“Ao longo deste dia, tivemos um primeiro momento formativo, onde aprofundamos a missão. Na sequência, várias comunicações e questões diocesanas foram abordadas, como um relato do trabalho desenvolvido pelo Tribunal Eclesiástico, uma apresentação da agenda da Cruz Jubilar, que irá peregrinar por nossa Diocese a partir de junho. Também houve uma dinâmica de novos padres assumindo trabalhos específicos à frente de pastorais e movimentos de nossa Diocese, além de várias outras comunicações que ajudaram no encaminhamento da diocese para este ano jubilar de 2025, Peregrinos de Esperança”, disse o Padre Paulo Sérgio Almeida.


Encontro de Casais com Cristo

Abordado pelo Assessor Eclesiástico do Regional Leste 1, Padre Jorge Carreira, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e pelo casal Gualter Curvello e Tânia Curvello, o Encontro de Casais com Cristo é uma pastoral que visa evangelizar casais e famílias. O objetivo é fortalecer o casamento e promover a vivência do amor cristão.

“O Padre Deivi, assessor Diocesano do ECC, nos fez o convite para esclarecer, trazer à tona e destacar essa dimensão profética para a pastoral familiar da diocese, que promove a caminhada conjunta, a sinodalidade, e essa eclesiologia de comunhão que o ECC propõe para a evangelização dos casais nas primeiras, segundas e terceiras etapas do ECC. Essa brilhante profecia já acontece na nossa diocese há muitos anos. Então, o nosso foi objetivo é esclarecer, tirar dúvidas e mostrar novamente os caminhos percorridos ao longo dos 55 anos, desde a fundação em 1950, com o ECC presente em nossa Diocese há muito tempo”, pontuou o Padre Jorge Carreira.

Romaria da Terra e das Águas

Representando a comissão da Romaria, o Padre Juarez Sampaio explicou e motivou o clero sobre a 17ª Romaria da Terra e das Águas do Regional Leste 1, que acontecerá no dia 5 de julho, em Ribeirão das Lajes, Piraí.

O tema da Romaria será “Terra e Água, Direitos Humanos para Bem Viver na Casa Comum”. O lema será “A quem tiver sede darei de beber gratuitamente da fonte da água viva” (Ap 21,6).

Peregrinação da Cruz do Ano Jubilar do Regional Leste 1

O Ano Jubilar também foi destaque na reunião do clero. A Coordenação de Pastoral anunciou que, no mês de junho, a Cruz Peregrina do Regional Leste 1 percorrerá a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. A Cruz Jubilar é caracterizada por ser vazada, o que permite a visualização de ambos os lados, e traz símbolos doados pelas Arquidioceses e Dioceses do Regional Leste 1.

Arquidiocese de Niterói: O logo da Pastoral da Aids, que chama a atenção para os desafios enfrentados pelas pessoas infectadas pelo vírus HIV e outras doenças preveníveis, que ainda levam jovens à morte.

Diocese de Petrópolis: A terra do Morro da Oficina, em Petrópolis, local de um desastre ocorrido em fevereiro de 2022, que resultou na morte de dezenas de pessoas.


Diocese de Nova Friburgo: Pedaços de pano recolhidos nas atividades da Pastoral de Rua, representando a realidade das pessoas em situação de rua.

Diocese de Campos: Um pedaço de árvore incendiada, como alerta para os constantes desmatamentos e a crise climática que afeta o planeta.

Administração Apostólica São João Maria Vianney: A imagem do Nascituro, simbolizando a defesa da vida em todas as suas fases, sobretudo na luta contra o aborto.

Diocese de Itaguaí: Materiais de lixo recolhidos na orla, representando a poluição dos oceanos.

Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda: O pó gerado pela Companhia Siderúrgica Nacional, reflexo da poluição local.

Diocese de Novo Iguaçu: Panos com sangue, destacando temas relacionados à violência e suas consequências.

Diocese de Duque de Caxias: A poluição dos rios, chamando a atenção para a crise ambiental.

Diocese de Valença: Uma foto do estado do Rio de Janeiro com uma mancha vermelha, simbolizando os homicídios de jovens.

Arquidiocese do Rio de Janeiro: Projéteis de fuzil, um retrato da violência que assola a região.