Dom Luiz Henrique participa de evento no Seminário Arquidiocesano de São José - RJ
Nesta
sexta-feira, 24 de maio, a Arquidiocese do Rio de Janeiro promoveu um evento
celebrativo em comemoração ao centenário de reabertura do Seminário
Arquidiocesano de São José, na sede localizada no bairro do Rio Comprido.
O momento contou com a presença de Dom Edgar Peña Parra, substituto para os assuntos gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, e de Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil. Bispos e Padres do Regional Leste 1 também participaram do evento.
Dom
Luiz Henrique, Bispo Diocesano de Barra do Piraí - Volta Redonda, e vice-presidente
do Regional Leste 1 participou do evento. “Com grande alegria, participei da
festa comemorativa pelo centenário de reabertura do Seminário Arquidiocesano de
São José. Foi um momento emocionante, onde tivemos a ilustre presença de Dom
Edgar Peña Parra, que nos exortou a seguir no caminho da esperança e da boa
formação para o futuro clero brasileiro. Suas palavras foram sábias e oportunas”,
comentou o Bispo.
“Essa
ocasião foi ainda mais especial para mim, pois também fui seminarista no São
José, pela Diocese de Campos. Sou extremamente grato por todo o período
formativo que vivi lá, especialmente, pela solidez teológica, litúrgica e
comunitária proporcionada pelo Seminário”, relembrou Dom Luiz Henrique.
O Bispo
Diocesano também relembra do período que colaborou com a formação no Seminário
São José. “No meu último ano de Seminário, tive a oportunidade de colaborar com
a equipe formativa como prefeito de disciplina do 1° ano de filosofia. Fui
chamado a servir a Arquidiocese como Bispo Auxiliar em 2012 e, também,
ministrei aulas de Questões Atuais de Moral para o 4° ano de Teologia no
Seminário”, finalizou vice-presidente do Regional Leste 1.
O
Seminário São José
O Seminário Arquidiocesano de São José, localizado no Rio de Janeiro e o mais antigo ainda em funcionamento no Brasil, comemora no dia 24 de maio o centenário de sua reabertura. Embora celebre cem anos de reabertura, a instituição tem uma história de mais de 284 anos e já formou centenas de Sacerdotes e Bispos para a Igreja.
Fotos:
Arquidiocese do Rio de Janeiro